os autores


Fernando J. B. Martinho é professor aposentado da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde se doutorou e lecionou entre 1982 e 2004. Foi leitor de Português nas Universidades de Bristol e de Santa Bárbara, Califórnia. Tem-se dedicado ao estudo da Literatura Portuguesa Contemporânea e tem colaborações em diversos periódicos, edições coletivas e dicionários literários. Dentre as publicações como poeta destacam-se Resposta a Rorschach (1970) e Razão Sombria (1980); já dentre os ensaios, Pessoa e a moderna poesia portuguesa (1983), Pessoa e os surrealistas (1988), Mário de Sá Carneiro e o(s) Outro(s) (1990) e Tendências dominantes da poesia portuguesa da década de 50 (1996).

José Rodrigues de Paiva é doutor em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco, onde também leciona. Tem vasta produção bibliográfica em periódicos e livros (organização e edição). Profundo conhecedor da obra de Vergílio Ferreira, sobre o qual publicou Vergílio Ferreira – para sempre romance-síntese e última fronteira de um território ficcional (2007), O lugar de Vergílio Ferreira na Literatura Portuguesa do século XX (2006) e O espaço-limite no romance de Vergílio Ferreira. À frente da Associação de Estudos Portugueses Jordão Emereciano, o professor foi responsável pela mais significativa produção literária desse grupo. Escreve também poesia, tendo publicado Memórias do navegante, seu mais conhecido livro do gênero.

Sandra Ferreira é doutora em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada) pela Universidade de São Paulo. Em 2010, concluiu pós-doutoramento em Teoria Literária pela Universidade de Coimbra. Atualmente é professora da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP-Assis). Tem larga experiência em José Saramago, narrativa e literatura comparada. Sobre o autor português coordenou uma leva de três projetos de pesquisa, um deles, ainda em andamento: José Saramago, os anos da poesia. Em 2006, publicou Entre a biblioteca e o bordel: a sátira narrativa de Hilário Tácito.

Jorge Valentim é doutor em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Em 2007, concluiu pós-doutoramento em Literatura Portuguesa pela Fundação Casa Rui Barbosa. Atualmente é professor da Universidade Federal de São Carlos, onde também coordena o Grupo de Estudos Literários Portugueses e Africanos (GELPA). É também professor colaborador no Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP-Araraquara). Em 2007, publicou A quintessência musical da poesia: Rodomel Rododendro: um poema sinfônico de Albano Martins.

Lucas Antunes Oliveira é aluno do mestrado em Teoria da Literatura pelo Programa de Pós-graduação da Universidade Federal de Pernambuco.

Rosidelma Pereira Fraga é aluna do doutorado em Estudos Literários da Universidade Federal de Goiás. Possui vasta produção bibliográfica em periódicos e livros. Em 2010, publicou Convergências e tessituras: Manuel de Barros, João Cabral de Melo Neto e Corsino Fortes.

Maria Elena Legaz é doutora em Letras Modernas e professora de Literatura Argentina na Universidad Nacional de Córdoba. Coordena a área de Letras do Cientro de Investigaciones de la Facultad de Filosofía y Humanidades pela mesma instituição. Também coordena o projeto de pesquisa Tensiones estéticas e políticas en las literaturas argentina y brasileña.

Hilda Lontra é doutora em Letras e Linguística pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Professora da Universidade de Brasília, tem vasta produção bibliográfica em periódicos e livros. Organizou edições como Histórias de Leitores – volumes 1 e 2 (2006 e 2009, respectivamente), Mãos dadas: rodas de ler (2009) e De Fernando Pessoa a José Saramago – percursos (1999).

Elielson Antônio Sgarbi é aluno do mestrado em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita (UNESP-Assis).

Luciana Stegagno Picchio foi filóloga, historiadora da cultura, crítica literária, especialista em Literatura Medieval Portuguesa, História do Teatro Português e Literatura Brasileira. Foi autora de mais de 500 publicações dedicadas às literaturas e culturas de língua portuguesa. Foi membro da Academia Brasileira de Letras e da Academia de Ciências de Lisboa.

Pedro Fernandes de Oliveira Neto é mestre em Letras pelo Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Integra o Grupo de Estudos Críticos da Literatura (GECLIT) e o Grupo de Estudos Linguísticos e Literários (GEPELL). Foi editor do jornaleco Trabuco. É autor de Sertanices e do e-book Palavras de pedra e cal.


:: voltar ao menu principal